UM NOVO CAMINHO PARA A CULTURA DO DF

 ----13 AÇÕES PARA OS 100 PRIMEIROS DIAS ----



1. 3ª Conferência Distrital de Cultura, Rumo ao SISTEMA DISTRITAL DE CULTURA a. Objetivo: Reconstruir as relações entre o Estado e a Sociedade, fortalecendo instância de participação e afirmando o Sistema Distrital de Cultura.

2. Edital de Circulação para pequenos projetos artísticos culturais.a. Objetivo: Incluir grupos semi-profissionais e/ou regionais no fomento público para realização de espetáculos nas Regiões Administrativas. Ação de Descentralização da Cultura. 
 
3. FAC Em Dia a. Objetivo: Acabar ou minimizar as pendências relacionadas ao FAC e preparar a estrutura necessária para o FAC 2011. Realizar o FESTFAC.
 
4. Anúncio do Plano de Revitalização dos Espaços Culturais do DFa. Objetivo: Recuperar e revitalizar todos os espaços públicos culturais do DF.
b. Método: Criação do GT de elaboração do Plano. O GT será composto pelo Gabinete do Secretário, membros da SC-GDF nomeados pelo Secretário e convidados das secretarias de Obras e Educação. O início do Plano serão ações no processo de Revitalização do Cine Brasília, do Centro Cultural da 508 Sul, na Casa do Cantador, no Cine Itapuã e o Espaço Cultural de Ceilândia.

5. USINA DE PROJETOSa. Objetivo: Produção de Projetos e Iniciativas que coloquem o DF e a Cultura na agenda da cidade, do país e do mundo.
b. Método: Nomeação do Secretário.

6. Assinatura Convênios com MinCa. -Plano Nacional de Cultura
b. - Sistema Nacional de Cultura
- Programa Mais Cultura - Priorizar Pontos de Cultura.
c. Objetivo: Integrar o DF nas políticas públicas nacionais de Cultura.
 
7. Aniversário de Brasíliaa. Objetivo: Incorporar as ações do Governo às Festas do 51º Aniversário de Brasília.
b. Método: O Secretário indicará os representantes da SC que integrarão a comissão das festividades do 51º Aniversário de Brasília. Serão elencadas ações próprias da SC a serem realizadas pela Secretaria no marco dos 51º Aniversário de Brasília.

8. Ações de interface com a Secretaria de Educaçãoa. - Ações nas escolas
b. - Ações de Livro e Literatura
c. Objetivo: Promover as políticas culturais e educacionais que garantam o acesso, a formação de público e revelação de talentos na esfera da rede pública de ensino/Sistema de Educação.
d. Método: Criar interlocução entre as duas secretarias que planejem e executem projetos e programas com vistas aos objetivos acima.

9. Carnaval para tod@sa. Objetivo: Fortalecer o Carnaval como uma Festa Popular e Democrática, procurando a descentralização de recursos e das manifestações. 
 
10. Grupo de Trabalho Reforma Administrativa da Secretaria de Cultura GDFa. Objetivo: Elaborar uma proposta de Reforma Administrativa da SC que a qualifique para desenvolver políticas públicas republicanas e transparentes. 
b. Método: Indicação e nomeação pelo Secretário.

11. Lançar o edital para a realização de Concurso Público para a SC-GDFa. Objetivo: Complementar o quadro efetivo de servidores da secretaria de cultura
b. Método: Utilizar o processo 0150-001057/2009 - SEPLAG que prevê a contratação de 50 analistas e 50 técnicos para a carreira de “Atividades Culturais”. O Concurso já esta previsto na LDO de 2010.

12. Criação do Comitê de Patrocínio à Projetos e Políticas Culturais GDFa. Objetivo: Ampliar a capacidade de investimento, com a participação da empresas públicas do GDF, em projetos e políticas culturais. 
b. Método: Processo de negociação com as empresas públicas do GDF encabeçado pelo Secretário.

13. Seminário GRC’s e Gestores dos espaços culturais.a. Objetivo: Criar interlocução com os Gerentes de Cultura das 30 Regiões Administrativas.
b. Método: Através da realização de seminários construiremos a compreensão e interação das gerências e a Secretaria de Cultura